segunda-feira, 20 de abril de 2009

Balança desfavorável

Recentemente resolvi montar no meu Ipod uma playlist de músicas homenageando mulheres ou com mulher como motif principal. Muito bem, nesse processo uma coisa me chamou atenção: a quase inexistência de músicas compostas por mulheres inspiradas em homens. A única que lembrei foi a maravilhosa La vie en rose, de Edith Piaf. Se vocês lembrarem de outras, me digam, por favor.

Anywho... Vai aí o meu top ten músicas de mulheres:

1. Beatles - Michelle
2. Jimi Hendrix - Foxy Lady
3. Zé Ramalho - Mulher nova, bonita e carinhosa...
4. Tom Jones - She's a lady
5. Chris Cornell - Billie Jean
6. Refrão de bolero - Engenheiros do Havaii
7. Stevie Wonder - Isn't she lovely
8. Roy Orbison - Oh, pretty woman
9. Cake - Short skirt, long jacket
10. Ultraje a rigor - Eu gosto de mulher

Pra ser justo vale ressaltar que mulheres inspiram bem mais e melhor que homens. Não é à toa que as musas eram todas do sexo feminino. (Esses gregos sabiam de tudo mesmo)

Por outro lado... isn't the beauty in the eye of the beholder??

Um comentário:

neo-orkuteiro disse...

Tá certo, Carlos. Lembro de bem poucos casos agora, mas vá lá: "You light up my life" de Debby Boone, "Cor Brasileira" de Joyce, "A noite do meu bem", "Fim de caso" e outras de Dolores Duran, "Me and Bobby McGee" interpretada por Janis Joplin (a história da composição é meio complicada, mas os verso "I'd trade all of my tomorrows /for one single yesterday /to be holding Bobby's body next to mine), "Alouette" de Denise Eimer, "Amado" de Vanessa da Mata, "Palpite" de não lembro o nome agora, e com isso quase se esgota o que assim de memória dá pra trazer à baila. Outros lembrarão de muitas mais dentro deste contexto, mas será sempre em proporção pequena. Pode ter que ver com o fato de não existirem tantas compositoras.
Abraço e até breve.