sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"It's a pickle, no doubt about it."


Tem uma frase que vira-e-mexe eu escuto mas que toda vez consegue me irritar.
É o tal do “Só me arrependo do que eu não fiz!”
Que porra é essa?
Tirando o fato de ser um clichê muito do batido, é uma mentira deslavada. Quem nunca fez algo de que se arrependeu depois? Seja porque agiu por impulso, foi displicente ou covarde. Todo mundo mais cedo ou mais tarde passa por um momento desses.
É normal.
É humano.
É inevitável.
E não é nada pra se envergonhar. Se arrepender denota um amadurecimento. Agora você está mais sábio(a) do que quando você tomou a decisão, vê coisas que não era capaz de ver, e tem todas as ferramentas para não repetir o erro.
E tem outro lado nessa história: as decisões realmente difíceis, aquelas que te tiram o sono e te atormentam por dias a fio, essas são decisões das quais você vai se arrepender de qualquer jeito, tenha tomado a decisão certa ou não.
Aí está o trágico dessa história. Não vou negar que nessas situações, ter tomado a decisão certa alivia bastante o sofrimento posterior, mas inexoravelmente você, de tempos em tempos, será visitado pela perguntinha “E se eu tivesse feito diferente?”
Porque esse tipo de decisão envolve sacrifício, e você terá que ponderar, botar peso e valor em coisas que lhe são queridas. É um processo difícil e muitas vezes doloroso.
Isso me lembra uma frase dita pelo personagem de Paul Newman no filme Road to Perdition:
“There are only murderers in this room, Michael! Open your eyes! This is the life we choose, the life we lead. And there is only one guarantee: none of us will see heaven.”
Talvez seja por isso que chamem a proverbial árvore do paraíso de árvore do conhecimento do bem e do mal. Conhecimento envolve sacrifício, e é um caminho sem volta.
O que é bem diferente de dizer que é um caminho sem voltas. Não quero entrar aqui num clichê do tipo do qual falei mal no início do post, mas quem já viveu pelo menos um pouco sabe que a vida dá voltas, e às vezes até segundas chances. E se você não se arrepende de nada, grandes são as chances de que você não aprendeu nada.
Por mais amargo que seja o conhecimento eu sempre vou preferir ele à ignorância.

Um comentário: